sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Que tipo de formação o professor pode buscar para aprender a utilizar pedagogicamente o tablet?

Não necessariamente o professor precise buscar formações externas para aprender a utilizar pedagogicamente um tablet e sim, estar aberto para a necessidade de transformações no seu perfil enquanto professor, uma mudança de postura diante do novo. Mudanças estas que passam pela prática, entendendo que não cabe mais a simples transmissão linear de conteúdos, que para transformar as informações em conhecimento é necessário uma predisposição para aprender a aprender, aprender continuamente para aumentar progressivamente o próprio conhecimento e mexer e desestruturar práticas engessadas. Isso significa que é necessário tanto que os professores como os alunos no cotidiano escolar, encontrem os seus próprios caminhos. Quanto mais “formatado” é o conhecimento que lhes chega, menos estarão desenvolvendo a capacidade de buscar esses conhecimentos, de “aprender a aprender”. Na prática podemos dizer que em um primeiro momento o professor precisa levantar os conhecimentos prévios e hipóteses da turma sobre determinados assuntos, ainda que superficial. Este processo dará base para que os alunos nas próximas aulas desenvolvam as habilidades de selecionar, analisar e compreender o que realmente for importante, tudo isso na prática e utilizando os recursos do tablet, estando preparados durante o processo para tomar decisões, produzir e gerar conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário